segunda-feira, 30 de maio de 2011

Persa Himalaio


São extremamente dóceis, delicados, amáveis e companheiros. Necessitam sempre de atenção e carinho. Embora sejam dorminhocos, como os demais Gatos Persas, uma vez despertos, são bastante brincalhões e ativos. Gostam de seguir uma rotina diária, de conviver com pessoas da casa, como se fossem membros da família. São limpos, elegantes e possuem uma expressão doce no olhar.

Características:O padrão do gato Himalaio é praticamente uma duplicata do padrão do Persa. Além das características morfológicas da raça, outras semelhanças são presente pelo compartilhamento da linhagem de sangue com os persas, como a alta prevalência de problemas de saúde. Uma das patologia mais comumente observadas na raça é a PKD, ou Doença do Rim Policístico. Atualmente os animais podem ser testados geneticamente para PKD, e isso pode garantir a aquisição de filhotes sem esta patologia.
O foco principal é a cabeça, embora a chave de tudo seja um total equilíbrio. Tamanho: médio a grande.

Cabeça: deve ser redonda, maciça, com crânio redondo, com faces redondas com a estrutura óssea da sobrancelha também redonda. Mandíbulas largas e poderosas, com bochechas cheias e proeminentes. Quando visto de perfil a testa, nariz e queixo devem formar uma linha perpendicular. Nariz curto tão longo quanto largo,com uma reentrância (break). Esta reentrância deve ser alta - no meio dos olhos ou mais alta ainda. Queixo redondo e bem desenvolvido. As orelhas devem ser pequenas, redondas, inclinadas para a frente, e não excessivamente abertas na base, de inserção bem separada e baixa na cabeça, integrando-se no contorno arredondado da mesma. Os olhos devem ser grandes, abertos, redondos. Posicionados bem afastados com uma boa cor de azul dando uma expressão doce à face.

Pescoço: a cabeça se apóia no tronco por um pescoço curto e grosso.

 Corpo: compacto no tipo e com pernas curtas. Peito largo e igualmente maciço nos ombros e nas ancas. Tamanho médio para grande. O gato deverá ter um corpo bem proporcionado, de musculatura firme mas não gordo e bom balanceamento físico, de fácil manuseio. O animal deve refletir saúde e robustez, com boa tonicidade muscular. Deve dar impressão de poder com seus ossos fortes.

Patas: as pernas devem ser curtas, grossas e com ossos pesados. As pernas dianteiras devem inclinar-se levemente para dentro em toda a extensão do tórax, criando uma aparência robusta. Os pés devem ser grandes, redondos e firmes com todos os dedos juntos, cinco nas patas dianteiras e quatro nas traseiras.





 

Cauda: A cauda deve ser curta, reta, mas  proporcional e integrada ao corpo. Mantida sem curva e inclinada num ângulo abaixo da linha das costas. Quando em movimento não faz curva ou ângulo com as costas.

Pelagem: A pelagem deve ser longa e espessa, com textura macia e cheia. A pelagem deve ser longa em todo o corpo incluindo os ombros, com colar farto e comprido encobrindo parte das patas dianteiras. Tufos longos nas orelhas e pés devem ser presentes. Cauda cheia. As cores aceitas são o Seal, chocolate, azul, lilás,vermelho e creme nas cores sólidas; Lynx, tartaruga e bicoloridos ponteados. Qualquer cor que seja geneticamente possível é considerada aceita. A máscara, as orelhas e a cauda devem ser claramente definidas numa cor mais escura do que o restante do corpo e das pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário